Nos anos 80, a resolução de problemas era destacada como o foco do ensino da Matemática, com a proposta recomendada pelo o National Council of Teachers of Mathematics — NCTM —, dos Estados Unidos, apresentou recomendações para o ensino de Matemática no documento “Agenda para Ação”. Nele destacava-se a resolução de problemas como foco do ensino da Matemática nos anos 80. Também a compreensão da relevância de aspectos sociais, antropológicos, lingüísticos, na aprendizagem da Matemática, imprimiu novos rumos às discussões curriculares. Essas idéias influenciaram as reformas que ocorreram mundialmente, a partir de então. As propostas elaboradas no período 1980/1995, em diferentes países, apresentam pontos de convergência, como, por exemplo: A vida de todas as pessoas nas experiências mais simples como contar, comparar e operar sobre quantidades. Nos cálculos relativos a salários, pagamentos e consumo, na organização de atividades como agricultura e pesca, a Matemática se apresenta como um conhecimento de muita aplicabilidade. Também é um instrumental importante para diferentes áreas do conhecimento, por ser utilizada em estudos tanto ligados às ciências da natureza como às ciências sociais e por estar presente na composição musical, na coreografia, na arte e nos esportes.
No período de 1988 a 1996, as principais atividades desenvolvidas pelos alunos dos Clubes, no Laboratório de Matemática da FURB (LMF) foram: produção de materiais instrucionais, organização e participação em Feiras de Matemática e publicação de três boletins informativos, com o propósito de sociabilizar a produção educacional por eles elaborada. Convém destacar que participaram da orientação das atividades, além de professores de matemática da cidade de Blumenau, licenciados do
A década de 80 foi definitiva para a Educação Matemática no Brasil, pois “as sementes Plantadas”, antes, começavam a brotar. Essa conotação poética reflete o Nascimento de cursos, programas e pesquisas que surgiram posteriormente. Praticamente em Todo o país existem profissionais preocupados com o Ensino da Matemática.
A coroação dos esforços dos pioneiros do movimento da Educação Matemática no Brasil foi solidificada através da criação da SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática, durante o II ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática, em 1988. A Composição da SBEM, segundo o professor Ubiratan D’Ambrosio foi a 6ª Conferência Interamericana de Educação Matemática, realizada em Guadalajara, México, em 1985.
A importância de participar da OBM É a possibilidade de o aluno criar novos vínculos com a escola e também de mudança de atitude com relação à Matemática. Desta maneira o aluno sai da rotina da sala de aula, interagindo diretamente com colegas e professores, descobrindo a Matemática como linguagem viva de descrição de fenômenos naturais, científicos e tecnológicos, com seus métodos próprios de pensamento e de beleza própria.
As competições de Matemática tiveram início em 1894, na Hungria AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA NO BRASIL E NO MUNDO FORMATO ORIGINAL DAS PROVAS 80% Geometria plana, teoria dos números e combinatória Participam cerca de 100 países estudantes.
A Primeira Participação Do Brasil (1979) Nicolau Corção Saldanha (Rj) (1981) Raph Costa Teixeira (Rj) (1986 E 1987) Carlos Gustavo Tamn De Araújo Moreira (Rj) (1990) Artur Ávila Cordeiro De Melo (Rj) (1995) Rui Lopes Viana Filho (Sp) (1998) Olimpíadas Brasileira De Matemática - Obm (1979) Tem Como Objetivo Principal Selecionar Os alunos que vão representar o Brasil nas diversas Olimpíadas Internacionais (Internacional, Iberamericana, Etc) Alemanha, Canadá, França, e Inglaterra, Sociedade Brasileira De Matemática .
Fontes : http://www.authorstream.com/Presentation/mercia-199162-historia-matematica-no-brasil-education
http://www.brasilescola.com/matematica/matematica-reformas-curriculares-pcns.htm
Puxa,
ResponderExcluirEstou impressionadíssima com esta afinidade do grupo com a matemática! Somos um país emergente e para atingirmos o topo das nações desenvolvidas precisamos de tecnologia de ponta, que passa pela aquisição de raciocinio lógico, e por este protagonismo que vocês partilham com o mundo. Parabéns !
Abraços da professora Claudia Martins
http://serravallenaafricadosul.blogspot.com/
Valeu professora, obrigada pelo comentário :)
ResponderExcluirÓtimo artigo! Nos Anos 80 o ensino da Matemática estava realmente avançando bastante. Podemos dizer que seu ápice ocorreu no final da década de 80. Mas estranhamente, nós professores vemos uma diminuição cada vez mais expressiva do conteúdo e do nível de dificuldade empregado nas escolas do nível fundamental e médio. Isso se torna perigoso, pois importa muito mais agora formar um número grande de alunos de baixa qualidade do que manter a qualidade do ensino.
ResponderExcluir