• O tema violência se torna a regra dos grandes diretores. Martin Scorsese inova com Touro Indomável, enquanto que Stephen Frears causa espanto na platéia com o indecente Ligações Perigosas, que apresenta Glenn Close no auge de sua maestria e talento.
• Transformando as inscrições Carpe Diem em hino da juventude, Robin Williams encanta a todos com Dead Poets Society (Sociedade dos Poetas Mortos, 1989).
• O diretor Oliver Stone reabre os arquivos da Guerra do Vietnã com Platoon (Platoon, 1986). A mesma guerra também é assunto para Stanley Kubrick em Full Metal Jacket (Nascido Para Matar, 1987).
• A comédia adolescente Ferris Bueller's Day Off (br: Curtindo a vida adoidado – pt: O rei dos gazeteiros), entretanto, para o crítico Marcelo Janot, foi o que "virou cult e símbolo do cinema dos anos 80”[1]
1980
Fama - 'Fame' composta por Irene Cara. O filme ganhou Oscar de melhor canção e trilha sonora. Também concorreu com outra música presente na trilha, na mesma categoria, 'Out Here of My Own', também com Irene Cara.
Superman - Tema principal, arranjo por John Williams. A saga começou em 1978, quando também concorreu ao Oscar de trilha sonora. Prosseguiu nos anos de 1983 e 1987.
1981
Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida - Tema principal, arranjo por John Williams. Concorreu à melhor trilha-sonora incidental, mas perdeu para o tema de Carruagens de Fogo.
Amor Sem Fim - 'Endless Love' com Diana Ross e Lionel Ritchie. Concorreu ao Oscar de Melhor Canção, mas não levou, perdendo pra 'Arthur's Theme' de Burt Bacharach, interpretada por Christopher Cross.
1982
E.T., O Extraterrestre - Tema principal, arranjo por John Williams – ganhador do Oscar de Trilha Sonora Incidental, entre outras 4 categorias.
Blade Runner, o Caçador de Andróides - Love Theme, por Vangelis, também foi uma das indicadas naquele ano.
Rocky III - 'Eye of the Tiger', por Survivor, concorreu ao Oscar de melhor canção, que perdeu o tema de A Força do Destino - 'Up Where We Belong'.
1983
Flashdance - 'What a Feeling', por Irene Cara. Ganhadora do Oscar de Melhor Canção Original, concorreu com outra do mesmo filme: 'Maniac', com Michael Sembello. O disco com a trilha-sonora 700 mil cópias em 2 semanas de lançamento.
1984
Karatê Kid - 'Glory of Love', com Peter Cetera.
Os Caça-Fantasmas - 'Ghostbusters', com Ray Parker Jr.
Um Tira da Pesada - 'The Heat is On', com Glenn Frey.
Footloose - 'Footloose', por Kenny Loggins.
Paixões Violentas - 'Against All Odds (Take a Look at Me Now)", por Phil Collins. Junto com Footloose e Ghostbusters, concorreu – e perdeu – o Oscar de melhor canção.
A Dama de Vermelho - 'I Just Called to Say I Love You', de Stevie Wonder, foi finalmente a ganhadora do Oscar de melhor canção do disputado ano de 1984.
1985
Os Goonies - 'Goonies are Good Enough' de Cindy Lauper, não foi indicada em nenhuma categoria aquele ano, mas foi sucesso absoluto nas rádios, juntamente com 'The Power of Love' de Huey Lewis and the News, canção-tema do filme De Volta Para o Futuro, que ao contrário da primeira, foi sim, indicada ao Oscar de Melhor Canção em 1985, perdendo para 'Say You, Say Me' de Lionel Ritchie, tema do filme, O Sol da Meia-Noite.
1986
Conta Comigo - 'Stand by Me', de Ben E. King (gravação original de 1961) - Não foi indicada a nenhuma categoria.
Curtindo a Vida Adoidado - 'Twist and Shout', de The Beatles - Não foi indicada a nenhuma categoria.
Top Gun – Ases Indomáveis - 'Take My Breath Away", de Berlin. Ganhadora do Oscar de Melhor Canção em 1986.
1987
Dirty Dancing, Ritmo Quente - '(I've Had) The Time of My Life', com Bill Medley e Jennifer Warnes. Ganhadora do Oscar de Melhor Canção em 1987.
La Bamba - 'La Bamba', por Los Lobos (concorreu com Dirty Dancing, mas perdeu).
1989
Batman - Tema principal, arranjo por Danny Elfman (não foi indicada a nenhuma categoria).
1990
Ghost – Do Outro Lado da Vida - 'Unchained Melody', por The Righteous Brothers (não foi indicada a nenhuma categoria).
Uma Linda Mulher - 'Pretty Woman', com Roy Orbison (não foi indicada a nenhuma categoria).
Nenhum comentário:
Postar um comentário