Imagem

Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

6.Educação e Evolução da Ciência e Tecnologia

Imagem

EDUCAÇÃO

A década de 80 foi extremamente significativa para a historia nacional: passamos do período do milagre econômico para uma década de grande recessão econômica e inflação galopante – esta década ficou conhecida como a década perdida –, saímos da ditadura militar para um processo de redemocratização da política, aliado a luta de vários setores da sociedade e de instituições classistas como a OAB, CNBB e outros. Na esteira deste processo, a educação nacional irá sofrer fortes mudanças – no geral para pior, a despeito dos muitos esforços que buscavam sua melhoria. Alguns aspectos relevantes deste processo foram as inúmeras contradições geradas entre o poder centralizador do governo federal – ainda que enfraquecidos estivessem os militares – e a busca pela descentralização – ampliada pelo caráter clientelista deste. Neste sentido, o governo federal atuava no controle das verbas, dos critérios de distribuição dos recursos etc. e atuava junto aos municípios numa postura altamente clientelista. Isto gerava uma dualidade entre a realidade educacional dos estados e os municípios, caracterizando um quadro educacional na década de 80 dramático. Contrariando todos os anseios dos diversos setores sociais, políticos, intelectuais entre outros, a “nova republica” manteve e, até mesmo, aprofundou as contradições e o controle do Estado federal sob as políticas educacionais. Dessa forma, tal posição política gerou entre os três níveis de governo, no que diz respeito a educação, duplicação, sobreposição e má gerencia dos recursos impedindo que se formulasse um projeto integrado de educação.

Imagem

A Ciência e a tecnologia do Brasil conseguiram nas últimas décadas uma posição significativa no cenário internacional.

Centro de Lançamento de Alcântara.

A segunda base de lançamentos de foguetes do Brasil foi denominada de Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), foi criada em 1989 no estado do Maranhão. Destina-se a realizar missões de lançamentos de satélites e sedia os testes do Veículo Lançador de Satélites - (VLS). A base está situada na latitude 2°18' Sul, tem uma área de 620 km² e o primeiro lançamento de um foguete foi em 1989.

O CLA foi criado como substituto do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado no estado do Rio Grande do Norte, pois o crescimento urbano nos arredores do CLBI não permitia ampliações da base.

Devido à sua proximidade com a linha do equador, o consumo de combustível para o lançamento de satélites é menor em comparação a outras bases de lançamento existentes.


• 30 de setembro de 1980: publicado o padrão da ethernet (tecnologia para redes locais).

• Abril de 1981: a nave espacial Colúmbia faz seu primeiro vôo.

• Janeiro de 1983: a empresa Apple lança o computador Macintosh.

• 7 de outubro de 1984: nasce o primeiro bebê de proveta no Brasil.

• 1985: identificado, por climatologistas, o buraco na camada de ozônio.

• Fevereiro de 1986: aparição do cometa Halley.

* Desenvolvido o IBM PC e as primeiras interfaces gráficas: o XFree86, Windows e o MacOS;
* Desenvolvimento do CD;
* Lançamento da estação espacial MIR, da União soviética;
* Popularização dos BBSs;
* Início da fabricação dos computadores pessoais, ou PCs (estes ainda muito primitivos), walkmans e videocassetes;
* Início do Software Livre (Projeto GNU, Free Software Fundation).
* Início da soberania CZS
* Descoberta da AIDS

•Estudo da corrosão de componentes do motor pela ação do etanol e do álcool hidratado;
•P&D para síntese de fármacos de açúcar e álcool;
•Diagnósticos energéticos comparativos em empresas/Programa CONSERVE;
•P&D de catalisador para transformação direta de etanol em ácido acético;
•Avaliação ergonômica de tratores agrícolas;
•Projeto de implementos para colheita mecanizada da mandioca (2º lugar no concurso promovido pelo Internacional Council of Societes of Industrial Design).
•Em 1986, é Transferido para o recém-criado Ministério da Ciência e Tecnologia, passa a participar ativamente do desenvolvimento e modernização do país, pela incorporação de soluções tecnológicas e criativas às atividades de produção e gestão de bens e serviços, trabalhando sempre em parceria com instituições privadas e governamentais e com centros de pesquisa no Brasil e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário